Enxaqueca quais os sintomas e quando procurar um médico

ENXAQUECA: QUAIS OS SINTOMAS E QUANDO PROCURAR UM MÉDICO?

A enxaqueca é uma doença muito prevalente na população mundial e responsável por prejudicar ou incapacitar as pessoas no exercício de suas atividades diárias.

A enxaqueca é determinada geneticamente, onde a DOR É A PRÓPRIA DOENÇA, ou seja, não existe uma causa adquirida para o seu aparecimento. O que existem são fatores moduladores do próprio indivíduo ou do ambiente que podem interferir na expressão da doença.

Quais os sintomas?

Não há idade para a ocorrência da enxaqueca. Crianças, adolescentes e adultos podem apresentar a doença. Na infância, além de dor, a enxaqueca pode apresentar-se com vômitos, tontura e dor abdominal recorrente sem uma causa aparente. Na adolescência e na idade adulta, os sintomas são tipicamente dolorosos: dor de cabeça de moderada a forte intensidade, podendo ser localizada de um ou dos dois lados da cabeça, preferencialmente latejante, que duram pelo menos 4 horas no adulto e 2 horas na criança, e no máximo 72 horas, acompanha de náuseas e/ou vômitos e sensibilidade à luz e ao barulho.

A dor pode ser antecedida por alterações inespecíficas do humor, lentificação do pensamento, do raciocínio e sensação de esgotamento físico. Após o episódio doloroso, os sintomas, geralmente, incluem cansaço e sono excessivos. Algumas pessoas podem, até 1 hora antes de início da dor, apresentar embaçamento ou perda de parte do campo visual, além de sensação de dormência ou fraqueza de um lado do corpo. Esses sintomas são denominados de aura e geralmente desaparecem quando a dor inicia. Para o diagnóstico da enxaqueca são necessários 5 episódios de dor de cabeça como descrito acima e que não possam ser justificados por outra causa.

Quando procurar um especialista?

Episódios de dor 3 vezes ao mês, por um período mínimo de 3 meses, não necessariamente consecutivos, ao longo de um ano, e uma frequência menor de dor de cabeça por mês, porém muito intensa e incapacitante são sinais que exigem a procura de médico.

O especialista capacitado para o diagnóstico e tratamento das dores de cabeça é o médico neurologista.

E então, gostou do texto de hoje? Já sabe identificar sinais de uma enxaqueca? Se quiser continuar sabendo de novidades, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *