Rua Lótus, nº 9 Renascença II CEP 65.075-480 São Luís – MA    (98) 3235-0011    (98) 3042-1687   

Neurocirurgia

A Neurocirurgia é a especialidade cirúrgica dedicada a tratamentos de adultos e crianças portadores de doenças ou lesões do cérebro, coluna, medula e nervos periféricos.

Aneurisma cerebral

O aneurisma é uma dilatação anormal de um vaso sanguíneos, por enfraquecimento local de sua parede, que na maioria das vezes está associada ao uso do cigarro, hipertensão arterial, trauma, infecções ou ainda de origem congênita. Caso o aneurisma venha a romper-se, há sangramento para o espaço que está ao redor do vaso (espaço subaracnóide), que pode ser acompanhado de complicações graves como vasoespasmo (estreitamento de vasos), hidrocefalia (acúmulo de líquido dentro do crânio), com risco de sequelas neurológicas e de vida. Após a ruptura de um aneurisma, o paciente necessita de internação em ambiente de UTI e ser avaliado por um médico especialista para definir o tratamento. Se um aneurisma é descoberto antes de se romper, os riscos que decorrem de seu tratamento são baixos. Para o tratamento dos aneurismas cerebrais, existem como alternativas a clipagem através de microcirurgia e a embolização por via endovascular, semelhante a um cateterismo. Cada caso deve ser analisado por uma equipe interdisciplinar para decisão de qual melhor opção de tratamento.

Malformação de Chiari

A malformação de Chiari (ou Chiari tipo I) é uma alteração que ocorre na junção do crânio com o pescoço. As alterações na forma e localização de estruturas do sistema nervoso são detectadas em exames específicos diante da suspeita médica ou quando realizados para outro fim e detectam a malformação. Essa deformidade está relacionada a alterações na circulação normal do líquido cefalorraquidiano, um componente normal do sistema nervoso. Os sintomas são bastante variados desde dores de cabeça com um padrão específico até problemas de força, sensibilidade, dificuldade de equilíbrio, dificuldade para engolir, entre outros. Vários pacientes, por outro lado, apresentam essa alteração no exame de imagem sem qualquer sintoma e muitas vezes não precisam de tratamento específico. A avaliação com um especialista é importante para definir se o paciente precisa de tratamento ou qual o momento ideal para realizá-lo, evitando piora dos sintomas e evolução para déficits graves. O tratamento cirúrgico, quando bem indicado, apresenta normalmente resultados bastante satisfatórios na resolução dos sintomas.

Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é uma dor intensa, na metade da face, que dura alguns segundos e pode ser desencadeada por estímulos sensitivos como o vento, escovação dos dentes, ao se alimentar ou mesmo ao tocar a face. A dor é sentida como choque, pontada ou agulhada e frequentemente leva o paciente a procurar auxílio médico. As causas são variadas: desde vasos que pulsam junto ao nervo dentro do crânio até infecções, tumores e doenças como esclerose múltipla. O tratamento, normalmente, é feito com medicamentos, entretanto, há casos em que recorre-se a cirurgia, que tem alto índice de sucesso. Ser avaliado por um especialista é fundamental para saber o melhor tratamento a ser usado. Em alguns casos, é possível alcançar a cura da doença.

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma doença comum em que ocorre a compressão do nervo mediano, na sua passagem por um canal no punho. O principal fator de risco é a atividade com movimentos repetitivos e frequentes do punho. Diversas doenças podem aumentar o risco, mesmo em pessoas que não realizam movimentos repetitivos, como, por exemplo, obesidade, diabetes, doenças da tireoide, deficiência de vitamina, doenças reumatológicas. Os sintomas clássicos são dor, formigamento e perda da sensibilidade na mão. Somente a avaliação de um especialista pode definir o tratamento mais adequado para cada caso. A maioria dos pacientes é tratado com fisioterapia e medicações. Mas, quando o comprometimento é grave ou se não melhora com tratamento conservador, indica-se o tratamento cirúrgico. O procedimento consiste na descompressão do nervo por um pequeno corte sob anestesia local tendo resultados muito satisfatórios.

Tumores do sistema nervoso

Tumores surgem a partir do crescimento anormal das células. Quando essa doença acontece no sistema nervoso pode levar à lesão de estruturas (sejam do cérebro, medula ou nervos) ou compressão do sistema nervoso contra o osso que o protege (seja o crânio ou a coluna vertebral) ou estruturas que estão ao seu redor, às vezes até envolvendo-as. Os tumores dessa região podem ser benignos ou malignos. Mesmos sendo benignos, às vezes precisam de tratamento por comprimir estruturas nervosas e causar sintomas, dependendo da localização em que se encontram. Os tumores quando se originam do próprio sistema nervoso são chamados primários (por exemplo gliomas, meningiomas, schwannomas) e quando vem para o cérebro disseminados a partir de outros locais são chamados de secundários, conhecidos como metástases. Os sintomas são bastante variados e dependem da localização. Podem provocar fraquezas, alterações de sensibilidade, de fala, convulsões, alterações de comportamento, dor de cabeça, entre outros. O tratamento dos tumores que envolvem o sistema nervoso pode ser com cirurgia, radiocirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do tipo de célula de que se origina e da sua localização. Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas que tornam as cirurgias dos tumores do sistema nervoso mais seguras e eficientes no tratamento do paciente. A avaliação por um profissional especializado é fundamental para que seja determinado o melhor tratamento para cada caso específico.