Exames
Além do exame clínico realizado pelos médicos neurologista e neurocirurgião, outros exames são importantes para o checkup neurológico. É por meio deste, que o médico pode confirmar um diagnóstico, descartar algumas doenças ou se antecipar a condições silenciosas, aplicando a abordagem que melhor couber ao paciente.
Confira abaixo os exames que o NOZ realiza.
Doppler Transcraniano
O exame utiliza a técnica de ultrassonografia (Efeito Doppler) para o estudo de vasos sanguíneos de maior importância para o cérebro. Não é exame invasivo e não apresenta efeito tóxico/radioativo, podendo ser repetido quantas vezes for necessário. Durante o exame, o paciente permanece deitado e é aplicado um gel na região a ser avaliada. Um componente do equipamento ligado a um computador é aplicado sobre a pele nas regiões de interesse e as imagens são analisadas no monitor. O exame indicado na avaliação de doenças e complicações que envolvem os vasos sanguíneos cerebrais como Acidente Vascular Cerebral (AVC), na identificação de risco de AVC isquêmico em crianças com Anemia Falciforme, na detecção de oclusão ou estreitamentos (estenoses) da circulação cerebral, em casos de aneurismas cerebrais rotos, na investigação de alguns tipos de tonturas, entre outros.
Eletroencefalograma
O eletroencefalograma é um exame complementar que avalia a atividade elétrica gerada pelo cérebro através de eletrodos (adesivos) posicionados sobre o couro cabeludo. Geralmente, é solicitado para diagnóstico e acompanhamento de doenças, como: epilepsia, alterações da consciência, demências, entre outras. Diferente dos exames de imagem, que mostram a anatomia do sistema nervoso, o eletroencefalograma mostra seu funcionamento. Em geral, é realizado com o paciente acordado, sendo feitos testes como abrir e fechar os olhos, estimulação luminosa, sonora ou respiratória, dependendo da indicação do exame. Outras modalidades do exame podem ter variações do tempo de duração ou protocolos de avaliação, e serão solicitados pelo médico de acordo com a indicação clínica em cada caso.
Eletroneuromiografia
Este exame é indicado para avaliação da função dos nervos desde sua origem, junto à medula, até sua união com o músculo. Pode ser realizado para estudo de membros inferiores, superiores ou face. Durante o exame, os nervos são estimulados através de um estímulo elétrico, que provoca uma sensação sobre a pele semelhante a uma breve “beliscada”, enquanto eletrodos-adesivos captam a atividade elétrica transmitida pelo estímulo através do nervo em estudo. Também é feito estudo dos músculos com a introdução de uma agulha muito fina e maleável, que realiza o registro da atividade do músculo em repouso e durante sua contração. Nessa parte do exame não há estímulo elétrico. Existem variações do exame como o Teste de Estimulação Repetitiva e a Miografia de Fibra Única, que são utilizados para diagnóstico de doenças específicas.